Cozinha: O coração da casa, cada vez mais moderna e aconchegante
As cozinhas estão cada vez mais elegantes, mesmo as mais simples possuem uma alta performance, muita tecnologia e, principalmente, funcionalidade. Considerada o coração da casa, a cozinha recebe um investimento cada vez maior e, independente de seu tamanho, a ideia proposta é otimizar o número de passos que você, consumidor, dá entre um móvel e outro valorizando a circulação e garantindo a versatilidade na hora de cozinhar.
Cada projeto de cozinha é único. Deve ser personalizado de acordo com o perfil de quem irá utilizar o ambiente. Para quem está montando uma nova cozinha, nada melhor do que seguir tendências e projetar móveis modernos e versáteis. Por isso, trouxemos um pouco das tendências de cozinhas observadas nas principais mostras de móveis do mundo, em 2018, como o Salão de Milão e Casa Cor São Paulo.
A Harmonia entre a madeira e a Pedra
Os elementos naturais ganham mais destaque nas cozinhas modernas. Veja o uso da madeira em composição com pedras naturais, como o mármore e a pedra sabão nas bancadas. O resultado é uma forma prática e higiênica de compor a bancada da pia. É para deixar qualquer ‘chef’ de boca aberta.
Claras, escuras, lisas e texturizadas. Pedras de diferentes tipos compõem as cozinhas em bancadas e revestimentos de móveis. A nobreza dos materiais como o mármore, combinados a outros elementos, confere requinte aos ambientes.
Cozinha aberta e integrada
A forte tendência de cozinhas abertas e integradas ao estar traz excelentes vantagens como a amplitude visual do espaço e a interação entre anfitrião e seus convidados. Seguindo as tendências, a arquiteta Lídia Maciel utilizou a pedra Dekton na bancada e no piso deste projeto para Casa Cor SP.
Dicas importantes para quem tem dúvidas na hora de projetar:
1 – Percebe-se que as linhas retas são predominantes nos móveis da cozinha.
2 – O design orgãnico e curvo são poucos observados.
3 – Nada de muita cor e pouquíssimo brilho.
4 – Puxadores dão lugar a portas com chanfros resultando em móveis mais clean e sofisticados.Percebe-se que as linhas retas são predominantes nos móveis da cozinha.
Funcionalidade
Mais que tendências, as novas cozinhas chegam com conceitos inovadores de ergonomia e funcionalidade. Os gavetões, por exemplo, ajudam na organização e facilitam o acesso ao interior.
A tecnologia das ferragens também é um fator importante a ser observado:
1 – Dobradiças viabilizam a abertura e fechamento de portas
2 – Corrediças oferecem multifuncionalidade ao móvel, transformando o gaveteiro em escada.
3 – Uso evidente de organizadores para talheres, gavetas, temperos, copos entre outros utensílios agregando valor ao móvel
4 – Predominância das corrediças invisíveis na maior parte dos projetos
5 – Gaveta com fecho toque facilita a abertura e fechamento das portas e deixa a peça com design mais limpo
6 – Predomina o uso de ferragens funcionais e duráveis como amortecedores nas gavetas e portas, pistões reguláveis e articuladores.
Ergonomia e funcionalidade
Além de tendências em design, as novas cozinhas chegam com o conceito de ergonomia e funcionalidade, afinal, cada um de nós temos uma necessidade especiais a ser atendida.
Os gavetões, por exemplo, ajudam na organização e facilitam o acesso ao interior.
Seguir estas tendências de forma personalizada é possível com um marceneiro!
Descubra mais matérias
20 soluções criativas para marcenaria sob medida
Matéria por: Leo Sob Medida
Acabamento em madeiras
Matéria por: Leo Sob Medida
Sala de Banho: Como personalizar uma das áreas mais revigorantes da casa
Matéria por: Leo Sob Medida