E agora, qual o orçamento mais viável para a confecção do meu móvel?
Muitas pessoas possuem dúvidas ao comparar orçamentos, já que podem variar muito de acordo com cada profissional. Confira nossas dicas práticas, para que você saiba como comparar e escolher o melhor orçamento para seus móveis sob medida.
Uma das principais vantagens de um móvel sob medida é poder criar uma peça totalmente personalizada, produzida de acordo com seus desejos e necessidades. O móvel sob medida permite versatilidade de tamanho, cor, compartimento, ferragens, estilos e acabamentos. São peças únicas e perfeitas para cada espaço de sua casa.
Mas, como entender qual o orçamento ideal para a confecção desta tão sonhada peça? Na hora de validar o orçamento de um móvel sob medida, vários detalhes precisam ser considerados.
Nesta matéria, nós da Leo, daremos algumas dicas para que você seja o mais assertivo possível na aprovação de seu projeto.
Nem 8, nem 80 – A opção mais cara nem sempre é a melhor, e a mais barata, nem sempre é ideal.
Com o móvel idealizado, você sai em busca de orçamentos, e junto deles surgem as dúvidas e indecisões. Como o mesmo móvel pode custar R$1.000,00 em uma marcenaria e R$ 5.000 mil em outra?
1. O que mais interfere nas diferenças de valores é o tipo de matéria-prima utilizada. Sendo assim, é preciso avaliar:
■ Estrutura que será utilizada: MDF, MDP ou Compensado.
■ Padrões: MDF branco, por exemplo, é mais barato do que padrões madeirados e especiais
■ Dimensões: os valores se alteram de acordo com a espessura da chapa a ser utilizada
■ Acabamento: revestido, laminado…..
■ Ferragens: existem infinitas opções, da mais simples a mais sofisticada
■ Puxadores
Dentre os itens citados acima, ferragens merece uma atenção especial.
É preciso avaliar o modelo, benefícios que ela oferece, marca, qualidade e garantia. Entenda mais sobre ferragens na nossa matéria: Qual a importância das ferragens em seus móveis?
■ Corrediça padrão
■ Corrediça telescópica com ou sem amortecedor
■ Corrediça invisível, com ou sem amortecedor
■ Corrediça com abertura total
■ Corrediça com abertura parcial
■ Dobradiças padrões
■ Variedade de ângulos de abertura das dobradiças
■ Dobradiças com amortecedor
■ Articuladores para portas basculantes
■ Aramados que agregam valor em seu móvel (lixeira embutida, porta talheres, porta latas, fruteiras, porta-cintos, calceiro, sapateira, puxadores, entre muitos outros)
“O profissional precisa informar seu cliente exatamente qual produto está considerando em seu orçamento. Se utilizar uma corrediça comum, o valor final do orçamento será mais baixo do que se utilizar uma corrediça telescópica com amortecedor, por exemplo,”, salienta Thiago Pandolfelli, proprietário da Loja Leo em Campinas.
A marca do produto também é um grande influenciador no valor final do projeto. “Temos infinitos fornecedores no mercado, cada um com seus diferenciais. Assim como em tudo que compramos, existem as marcas mais sofisticadas e as mais simples. Confira qual está sendo orçada. Pesquise os modelos existentes no mercado para identificar melhor o produto em seu orçamento”, ressalta o empresário.
E para que você tenha uma base real de quanto gastar com os móveis de seus sonhos, Thiago Pandolfelli finaliza com uma dica: “Pela experiência que tenho, posso afirmar que o proprietário gasta, em média, 10% do valor de seu imóvel em móveis sob medida”.
2. Tamanho de seu projeto, capacidade da marcenaria
Escolha uma marcenaria condizente com o tamanho de seu projeto. Se for produzir apenas um rack, por exemplo, opte por uma marcenaria de pequeno porte, que não irá parar toda uma produção para realizar a sua entrega. Estruturas menores oferecem preços mais competitivos.
Marcenarias de grande porte, com grandes números de funcionários, tendem a trabalhar com projetos maiores e, consequentemente, com preços mais elevados.
Outro ponto a ser avaliado é a assistência técnica e o pós-venda oferecidos pela empresa. Quanto maior os benefícios, maior poderá ser o valor cobrado.
3. Especificação do projeto
Para evitar surpresas e garantir um orçamento justo, peça que o profissional especifique e detalhe exatamente os itens (quantidade e modelo) dos produtos que serão utilizados em seu projeto.
Desta forma, além de ter a certeza do que está comprando, você também poderá realizar um comparativo mais justo entre os orçamentos.
“Compare detalhadamente o modelo descrito em seu orçamento, principalmente em relação a espessuras de chapas e funcionalidade das ferragens. Solicite um orçamento especificado”, sugere Alexandre Moreira, proprietário das lojas Leo, do estado da Bahia.
4. Busque por indicações de profissionais
Opte por realizar seu orçamento com profissionais que sejam indicados por algum amigo, conhecido ou empresa que dê algum tipo de referência profissional.
“O Leo Indica, por exemplo, garante um orçamento justo e a certeza de que o produto solicitado será entregue”, sugere Pandolfelli.
Receba uma Indicação profissional clicando aqui!
5. Referências
Peça ao profissional a indicação de três clientes recentes que você possa contatar para pegar referências de seu trabalho. Ligue para estes clientes e informe-se sobre:
■ Prazo de entrega
■ Qualidade do acabamento
■ Se foi entregue exatamente o combinado
Agora é só você avaliar qual a sua disponibilidade financeira e identificar os produtos ideais para compor seus móveis. E pronto! Sonho realizado.
Descubra mais matérias
20 soluções criativas para marcenaria sob medida
Matéria por: Leo Sob Medida
Acabamento em madeiras
Matéria por: Leo Sob Medida
Sala de Banho: Como personalizar uma das áreas mais revigorantes da casa
Matéria por: Leo Sob Medida