Tudo o que você precisa saber sobre corrediças
Elas são indispensáveis para fazer as gavetas deslizarem. Mas há modelos e modelos... Gavetas emperradas ou que caiam no chão não são nada agradáveis. Leo Inspira revela quais são os principais modelos do mercado e suas indicações de uso.
Base ou comum
Como o nome sugere, é o modelo mais básico, simples e barato, sendo usado em móveis populares ou quando se quer baixar o orçamento. São fixadas nas laterais das gavetas. É fundamental, inclusive, que as gavetas sejam pequenas, pois as “comuns” não suportam muito peso. Também não permitem a abertura total da gaveta, o que atrapalha o acesso ao que está guardado no fundo. Ainda assim, sua retirada é muito fácil, o que pode ser ruim porque cai facilmente no chão se aberta com muito entusiasmo. Se puder evitar este modelo, melhor.
Telescópica
É considerada a queridinha do mercado, pois é o modelo que oferece o melhor custo-benefício atualmente. Também fixadas nas laterais das gavetas, deslizam suavemente e possuem uma trava que evita que a gaveta caia quando aberta, sendo mais seguras do que as “comuns – para tira-la é preciso destravar. O modelo também permite a extração total da gaveta, oferecendo 100% de acesso ao interior da mesma. Apesar das vantagens, a tendência, segundo Adriano Pimenta, gerente comercial da Leo Sob Medida, é que as Telescópicas percam o lugar para as Invisíveis (falaremos sobre elas a seguir).
Invisível
Diferentemente das corrediças mencionadas até agora, as “invisíveis” são assim chamadas porque o seu sistema de funcionamento fica sob a gaveta e não nas laterais, portanto permanecem escondidas mesmo quando as gavetas estão abertas. Isso garante um acabamento mais sofisticado à marcenaria. São encontrados em duas opções de sistema de abertura/fechamento. No “soft touch”, um amortecedor evita que, ao ser empurrada, a gaveta dê aquele batidão ao fechar. Independente da força empregada, ela desliza suavemente até o fechamento total. Já no sistema “touch to close”, a gaveta é aberta com uma leve pressão dos dedos em sua porção frontal, dispensando a necessidade de puxador.
Aproveite as nossas dicas e receba agora mesmo a indicação de um profissional para auxiliar no seu projeto.
Descubra mais matérias
20 soluções criativas para marcenaria sob medida
Matéria por: Leo Sob Medida
Acabamento em madeiras
Matéria por: Leo Sob Medida
Sala de Banho: Como personalizar uma das áreas mais revigorantes da casa
Matéria por: Leo Sob Medida